sábado, 7 de abril de 2012

A importante composição entre o rodapé e o alizar de uma porta


Você sabe o que é uma guarnição? (e não falo do termo usado na culinária) E alizar? A palavra sócalo já lhe veio à mente? Não? Calma, você não é o único.
Nas duas imagens abaixo, sem entrar no mérito da estética, há uma notória diferença entre um ambiente com rodapé e alizar de porta (também chamado de guarnição) e desse mesmo ambiente sem o conjunto. Com esse simples exemplo vê-se o quanto é importante que essa composição seja harmônica e coordene com o estilo empregado no ambiente.

Foto: site Ultrapiso. Montagem: DiCasa9va
À direita composição de guarnições, rodapé e rodameios da Santa Luzia.

Podemos dizer que assim como o rodapé está para o piso, o alizar está para a porta, ou seja, é esse item que dá o acabamento final ao conjunto. Muitas vezes a junção entre o rodapé e a guarnição passa despercebida, mas basta cometer um erro para que essa situação desperte a atenção.

O erro aqui foi ter interrompido o alizar para a colocação de um restinho
de rodapé... totalmente desnecessário. Matou a beleza do conjunto.
Foto publicada no blog arquitetando.wordpress.com

No primeiro exemplo temos uma combinação simples, mas bem sucedida,
 de rodapé e alizar, já não podemos falar o mesmo do exemplo 2 que ao invés
de utilizar o acabamento reto optou por uma meia-esquadria entre o rodapé
e a guarnição.

Quanto ao acabamento de canto superior entre as guarnições tanto faz:
 pode ser feito reto (exemplo 1) ou em meia-esquadria, como é mais usado.
Outra questão que gera dúvida é em relação à largura de um alizar. Há regras? 
Na verdade, devemos sempre lembrar no conjunto. Há quem opte por um alizar de 5, de 7, de 10 cm... vai depender da altura do seu rodapé. O que não pode, ou pelo menos nunca vi, é um rodapé menor (mais baixo) que a largura do alizar.

Aqui o alizar parece ter 5cm, enquanto o rodapé 15 cm. Perfeito!
Foto: Detilio Arquitetura

Alizar de 10cm e rodapé de 15cm. Note que o friso do rodapé acompanhou
o friso lateral da guarnição de forma delicada.
Foto: site Eucatex
Rodapé e alizar de tamanhos iguais. Harmonia presente.
Foto: site Famossul
Para finalizar, vamos falar de outras peças que podem ser utilizadas na composição de uma porta: o sócalo e a roseta. O sócalo é um acabamento de porta para ser utilizado entre o final do rodapé e o início do alizar. 


Rodapé de 20 cm, com sócalo de 8cm e alizar de 7cm.
Foto da GalDecor

Note que neste caso o rodapé é de uma altura e o sócalo de outra.
O importante é que ele seja 1 cm mais largo que o alizar.
Foto: site Claris Esquadrias

Há quem utilize o sócalo na parte superior também, fazendo a junção entre a guarnição superior e a lateral, porém a roseta é mais indicada para essa função. Agora veja bem, nunca se esqueça de antes de escolher esses acabamentos coordená-los com o estilo do seu ambiente. As rosetas, sem dúvida, são típicas de decorações clássicas, mas nada proíbe sua utilização numa decoração contemporânea, desde que seja o mais simples possível.

Decoração clássica. Sócalos e Rosetas presentes.
Foto: Claris Esquadrias
Nesta foto é possível ver com mais clareza todos os itens de acabamento
de uma porta. Rodapé, sócalos, rosetas.
Foto: site Natur
E aí, ficou alguma dúvida? Mande seu comentário.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

122 comentários:

  1. Uma aula...extremamente didática! Claro que adorei. Vamos práticá-la. Bj

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!

    As portas de minha casa serão em madeira maciça na cor de madeira mesmo, um pouco escurecida, o chão é em porcelanato de 80 x 80, na cor areia, o rodapé será em poliestireno em 12 cm. A minha dúvida é em relação a guarnição das portas, devo continuar com o polietireno branco, combinando com o rodapé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se o estilo da sua casa for mais descontraído, informal e moderno você pode seguir com a guarnição branca ao redor. Agora se o seu estilo for mais clássico deixe as guarnições em madeira mesmo.
      Espero ter ajudado. Qualquer coisa mande uma foto.
      Abs,

      Excluir
  3. Quais dimesões dos sócalos e rosetas para harmonizar com um alisar e rodapé de 9,5cm.?

    Valdemar

    ResponderExcluir
  4. Olá Valdemar,
    Faça ambos (socalo e roseta ) de 10,5 x 10,5. Como seu rodapé e alizar têm 9,5cm deixe meio centímetro passando na parte superior e lateral da roseta.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  5. amiga, adorei seu blog... em um lugar só tirei um monte de dúvidas que tinha sobre rodapés e família.
    Aproveitando, me ajuda?
    Minha casa é mais antiga e gostaria de manter um estilo mais rústico, mas quero trocar todos rodapés e guarnições por brancas.
    Qual tamanho de rodapé, sócalos, rosetas e guarnições me indica para ficar bem simples e discreto?
    abraços,

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal! Reformei minha casa a alguns meses atrás e optei por combinar os rodapés e guanição, o modelo que meu marido e eu escolhemos foi o 457 da marca Santa Luzia, em poliestireno. Compramos os dois e mais os acessórios para instalação no site http://www.cmarceneiro.com.br/departamento/rodapes e recomendamos, recebemos tudo certo, muito rápido e ainda com frete grátis!!! Minha casa ficou super linda!! Fica a dica para quem está procurando! Abçs...

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou marceneiro especializado no assentamento de portas e guarnições, além de janelas e aplicação de verniz, fiquei muito satisfeito de saber que meu trabalho bem feito não é apenas um detalhe na decoração, mas parte importante de um todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geraldo, com certeza um trabalho bem feito faz TODA diferença. Caso tenha interesse, deixe seu contato aqui nos comentários. Em que estado você trabalha?
      Obrigada pela visita.
      Abs

      Excluir
  8. Bacana o artigo. Parabéns! O nome do arremate não é sócolo?

    ResponderExcluir
  9. Veronica, parabéns pelo blog!
    No meu apartamento vou colocar uma porta pivotante de 1,15x2,25m (LxA), ipe champagne com portal e alizar em cumaru. O Alizar terá 15 cm e o rodapé também é de 15 cm (porcelanato perlino bianco). O Alizar pode ser de 15 cm ou seria melhor reduzi-lo para 10 cm? Desde já, agradeço. Luciano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano, obrigada pela visita.
      Eu optaria pelo alizar de 10cm, certamente ficará melhor.
      Bom, eu só não entendi porque o alizar vai ser de um tom de madeira e a porta de outra. Minha recomendação é que você deixe o alizar (portal) da mesma cor. Lembre que seu rodapé já terá outra cor e material (acertados, diga-se de passagem - esse porcelanato da Portobello é lindo).
      Abraço!

      Excluir
  10. Adorei seu site,me tira uma duvida , o piso da minha casa é laminado cor de madeira ,já os rodapés ,portas e guarnições são brancas..Achei que esta combinação ficou estranha.o que seria ideal portas brancas mesmo ou cor de madeira, para acompanhar o rodapé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, não tem nada de errado o seu piso ser laminado de madeira e as portas, rodapés e alizares serem brancos. Está tudo ok. ;)

      Excluir
  11. O o meu primeiro apto tem 45 m2 e 2,70 de pé direito. Instalei porcelanato na cor areia claro e estou na dúvida dos rodapés e alizar das portas. As portas vieram com alizar padrão branco e quero colocar rodapés santa luzia. O que você me recomenda (principalmente quesito altura das peças)... Obrigado, Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto, opte por rodapés de 15cm ou 20cm. Veja essa opção http://www.santaluziamolduras.com.br/santaluzia/index.php?paginas=produto&lingua=br&nome=505%20RP/BR&ctg=RODAP%C9S&lanc=N#ad-image-0
      Abraço!

      Excluir
  12. Oi, Verônica! Gostei muito do seu blog!
    Estou reformando meu 1 apto que tem piso em sinteco e rodapés, alizares e portas brancos. Tive que retirar vários alizares pois estavam ocos por cupim. Comprei os novos e agora penso em deixá-los na cor da madeira (e envernizar). Também estou pensando em substituir os rodapés por com cor madeira, acompanhando piso e alizares. Mas manteria marcos e portas brancas. O que acha?
    Outra dúvida: os alizares tem 5cmx1cm (como o ap é antigo, tinha lugares que não caberia os de 7cm) e por enquanto só encontrei rodapés (ainda não comprei) de 7cmx1,5cm. Tem problema o rodapé ser mais "espesso" que o alizar (1,5cm contra 1cm)? O rodapé poderia ficar um pouco "saliente", ou não totalmente alinhado com o alizar, ou tenho que lixá-lo um pouco onde eles se encontram? Ou outra alternativa?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana, que bom que gostou do blog.. vamos lá.. Se você vai trocar os rodapés para cor madeira o ideal é que a porta também fosse, assim como se o rodapé for branco o ideal são as portas e alizares brancos para acompanhar... isso é o IDEAL, ou seja, também não vai ficar ruim se só as portas foram brancas e os portais se o rodapé estiver "casando" com o piso.
      Sobre o fato do rodapé ter 50mm a mais dá para passar APENAS se o rodapé, alizares e portas forem da mesma cor.
      Abraço e volte sempre!

      Excluir
  13. Parabéns, seu blog é show! Estou num dilema, os alisares das portas da minha nova casa são 7cm, assim como os rodapés, porém, a porta principal da entrada é maior, inclusive o alisar é de 10cm e rodapé, claro continua de 7cm. Devo diminuir o alisar de 10cm pra 7cm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleidiane! Obrigada pela visista. Vamos lá.. Você mora em casa ou apartamento? Qual o tamanho dessa porta da entrada? É aquelas pivotantes ou comuns? Se for dessas grandonas que colocam em casas você pode até deixar o alizar de 10cm. Agora se a porta for de no máximo 90cm de largura mantenha o padão e reduza para 7cm ok? Abraços!

      Excluir
  14. Adorei o post Verônica! Nunca pensei que tinha tanta coisa pra saber sobre alizares, rodapés e afins, até precisar trocar os meus hehe
    A minha dúvida é a seguinte: vou colocar rodapés brancos e estou em dúvida a respeito do tamanho do alizar (que também será branco). Você acha que ficaria melhor de 5 ou 7 cm? Eu não queria que ficasse muito pesado. O anterior era de 7, acho que o de 5 ficaria mais suave e proporcional. O que me diz?
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Layla! Você esqueceu de informar a altura do seu rodapé. Bjs

      Excluir
  15. Ops, é verdade. O rodapé vai ser de 10 cm! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No que diz respeito à proporção o de 7cm também ficaria bom, mas pode optar pelo de 5cm sem medo. ;)

      Excluir
  16. Boa noite, Verônica.
    Comprei um rodapé de 10 cm de altura da Santa Rita (457) e uma guarnição de 7 cm de largura (451, também Santa Rita). Só que o rodapé tem 16 mm de espessura enquanto a guarnição tem somente 13 mm de espessura (3 mm a menos). Em função da diferença de espessura, estou na dúvida se esteticamente fica melhor a guarnição terminar em cima do rodapé ou se é melhor a guarnição ir até o piso e o rodapé encostar na lateral da guarnição (a princípio, prefiro desse segundo jeito, mas assim, o rodapé ficará com uma pontinha de 3 mm para fora da guarnição). Gostaria de saber sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, jamais termine a guarnição sobre o rodapé. Minha sugestão para resolver esse problema é você comprar dois sócalos de 15cm com uma espessura maior que o rodapé.

      Excluir
  17. Olá, parabéns pelo blog. Vou colocar rodapés de 20cm de altura na minha casa e queria saber qual seria a largura ideal para o alisares. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, obrigada.
      Bom, como seu rodapé é alto o alisar não pode ser mais estreito do que 7cm. Esse é o limite. Eu colocaria alizares de 8-10cm. Abraço

      Excluir
  18. Boa tarde. Gostei muito de suas dicas sobre rodapés e guarnições. Estou neste dilema agora para escolher. Penso em usar da marca Santa Luzia. Para o rodapé escolhi um com altura de 10 cm e para a guranição 7 cm e ambos com 13 mm de espessura. Gostaria de colocar um rodapé com 15 cm porém as espessuras ficam muito diferentes. A opção dos sócalos é boa mas acho que se colocar em todas as portas não ficaria muito bom. O que você acha ? Poderia me ajudar ? Obrigado e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, existem rodapés de 15cm da Santa Luzia (são bem mais bonitos) e a espessura é de 13mm. Entre no site http://www.santaluziamolduras.com.br/ e confira. Realmente a opção de sócalos ou rosetas num apartamento ou casa urbana em todas as portas é desaconselhável. A ideia é fazer essa composição na porta de entrada, apenas.
      Espero ter ajudado.
      Abraço.

      Excluir
  19. Olá Verônica, parabéns pelo blog. tenho duvida em relação aos rodapés e guarnições.
    estou reformando minha casa, as portas e janelas são de madeiras pintadas de marrom e verniz, o piso de cerâmica. Não pretendo mudar a cor dos mesmos, talvez o tom mais claro ou escuro. Minha duvida e a cor dos rodapés e guarnições, gostaria de colocar rodapés brancos e a guarnição terá que ser branca? mas a porta é marrom? e agora. O que você me diz dos rodapés e guarnições de EVA da ARTYFLEX.
    Poderia me ajudar? Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Olá Marileia, obrigada. Fico feliz que o blog ajude as pessoas. Você pode manter as portas e janelas na cor de madeira e o rodapé branco, de linhas retas.
    Nunca trabalhei com rodapé em EVA. Sei que a vantagem deles está, principalmente, na flexibilidade para acompanhar linhas curvas...
    Eu gosto muito do de poliestireno da Santa Luzia.
    Se você resolver optar pelo de EVA conte para nós a experiência ok?! Beijos e boa obra

    ResponderExcluir
  21. Oi Vêronica,
    o seu blog é realmente fantástico e o mais completo que encontrei nesse assunto de rodapé, alizares e afins...sorte a minha e de todos que precisam dessas informações! Então, a minha dúvida é o seguinte...pé direito de 2,70 m, rodapés brancos de 16cm (já comprados e com muito medo de achatar o meu apê de 60m²), qual a largura de alizar vc indicaria? É preciso trocar os alizares que ficam pelo lado de dentro do banheiro também, já que no banheiro não tem rodapé?
    Um grande abraço,
    Mayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara! Bacana o reconhecimento e sua visita.
      Geralmente o pé direito de apartamentos no DF é de 2,48 a 2,50m e dá certo o rodapé de 15cm. Como seu pé direito é de 2,70m, mesmo o apto sendo pequeno, pode ficar tranquila que vai ficar ótimo.
      Recomendo o alizar de 7cm para todas as portas, no caso do seu apartamento.
      As portas são brancas, certo? A porta do banheiro também? Qual a cor ou tipo de alizar que está na parte interna do portal?
      Abs,

      Excluir
  22. Oi Verônica, minha duvida ainda é a cor da guarnição e se o material pode mudar,
    ex. rodapé branco Santa Luzia e a guarnição que cor e que material? tem que ser branca ou marrom? (Minhas portas são escuras) a guarnição pode ser branca?
    Fico com duvidas sempre vejo guarnições na mesma cor das portas e janelas, e o rodapé igual, a não ser que o mesmo seja de cerâmica ou granito, mármores.
    Ou seria melhor colocar tudo no mesma cor das portas, rodapés e guarnições.
    Agradeço de puder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marileia, se as portas são escuras as guarnições também devem ser, ok? Não as deixe brancas de jeito nenhum. Vai ficar bem estranho.
      Sobre o rodapé não há obrigatoriedade de ser igual, desde que haja uma harmonia e leveza, que ele não chame tanta atenção. Logo, não vejo problema nele ser branco.
      Se você preferir mande uma foto de um ambiente em que apareça a cor do piso e as portas para o e-mail dicasa9va@gmail.com.

      Excluir
  23. Oi Verônica!
    Então, atualmente as portas estão na cor natural que é um tom claro de madeira, acompanhadas pelos alizares (5cm) e rodapés na mesma cor.
    Vamos colocar um laminado em um tom de madeira mais escuro (carvalho medina da durafloor) e aí escolhemos os rodapés brancos (16cm). A ideia é trocar os alizares, porque os já existentes são arredondados e os rodapés comprados têm linhas mais retas.
    Assim alizares e portas serão pintados de branco para acompanhar o rodapé. Pensei em manter os alizares que ficam por dentro do banheiro pois apesar de eles serem arredondados, serão pintados de branco e acompanharão as portas, mas não precisariam acompanhar as linhas retas do rodapé, porque os banheiros são na cerâmica branca e sem rodapé. Será que o raciocínio está correto?
    Tem algum lugar que vc conheça no DF pra compra de alizares pronta entrega e que de repente já ofereça serviço de instalação?

    Muitíssimo obrigada pela atenção e disposição em ajudar! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seu raciocínio está corretíssimo!
      Infelizmente não conheço nenhum lugar que tenha pronta entrega.

      Excluir
  24. Olá Verônica, adorei o seu blog, muito explicativo, pois estou reformando a minha casa e nem sabia o que era guarnição, mas estou aprendendo (risos). Gostaria de tirar uma dúvida: vou colocar os rodapés Santa Luzia na casa toda. Existe um tamanho melhor para cada cômodo? Posso variar o tamanho entre os cômodos? E a guarnição, eu posso utilizar nos espaços entre os cômodos que não há portas como moldura ou é somente para portas? Muito obrigada pela disposição em ajudar e desculpe a minha falta de conhecimento (risos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju, que bom que gostou do blog, pena eu não ter tempo como gostaria para me dedicar a ele, mas sempre que posso tento responder às dúvidas de quem posta por aqui.
      A altura do rodapé deve ser a mesma no interior da casa. É preciso que se tenha unidade. A altura de 15cm para um rodapé branco é ótima tanto para apartamentos quanto para casas. Se o rodapé for escuro ai a tendência é usar mais baixo, entre 8 e 10cm.
      Sobre a guarnição você pode usar nos locais onde não têm portas, mas ai é gosto pessoal e depende um pouco do estilo. Eu prefiro sem.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  25. Oi aq em casa optamos tudo por 8 cm só estou na duvida se coloco liso ou frisado todo branco ,pois aqui em minha cidade so tem essas duas opções do rodapé santa Luzia branco baloado e frisado . O que vc acha?

    ResponderExcluir
  26. Veronica, vendo e lendo seu blog ja fiquei meio craque em rodapés,alizares, sócalos, rosetas.Estou nesses dias me inteirando sobre o assunto pois vou precisar desses materiais.Duvida se sera Sta Luzia ou Gart. Na casa toda as portas, janelas, venezianas e vitros em aluminio branco, ja vem prontos (Vidro, pintura - da Gravia) e ja adquiri na epoca as molduras proprias dessas pecas tb em branco que serao colocadas pelo lado de dentro. Duvida é, na porta de correr 2,50 x 2,10 de saida da sala p area social, ao inves da moldura propria posso colocar alizares, roseta e sócalo na mesma a exemplo da porta de entrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pescador aposentado! Muito legal você procurar se informar para deixar sua casa mais bacana.Olha só, não entendi bem sua pergunta. Essa porta de correr de saída da sala dá acesso a uma varanda, área externa? Ou é para um corredor, área interna, dentro da própria casa?

      Excluir
  27. Boa tarde Veronica! Estava procurando informações sobre rodapés e guarnições, e acabei encontrando seu blog! Gostaria de fazer umas perguntas... Pra ficar mais harmônico, a guarnição tem que ir até o chão ou fazer uma meia esquadria om o rodapé? Outra pergunta, eu adoro as portas como na imagem 9, a guarnição parece que vai até o teto, mas não encontro guarnições assim, é mandado fazer?
    Obrigada desde já!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, opte pela guarnição até o chão. Sim, você deve mandar mandar. Um bom marceneiro resolve o seu problema.
      Abraços! E obrigada pela visita.

      Excluir
  28. Olá Verônica! Estou construindo e também cheguei ao seu blog procurando uma solução para meus rodapés. Imagina o alívio que é quando encontramos pessoas dispostas a ajudar como você né? rs
    Comprei piso vinílico na cor avelã e a ideia para cor das portas é madeira e verniz. Acha que ficaria bom usar rodapé branco? Ou devo mudar para portas brancas?
    Ficaria harmonioso o branco? E o encontro dele com as guarnições em verniz dá certo ou fica feio?
    Agradeço antecipadamente pela ajuda!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  29. Oi Fabiana, obrigada.rs
    Bom, não tem problema os rodapés serem brancos e as portas de madeira, mas o verniz é que vai deixar a composição desarmônica. Seria melhor que as portas fossem foscas como o rodapé. Se optar pelo verniz dai fica melhor que as portas sejam todas branquinhas mesmo.
    Abraço! Boa sorte

    ResponderExcluir
  30. Olá oque você acha de portas de correr sem batentes e com guarnição, rodapé, socalos e rodelas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, portas de correr fazem parte de um estilo mais contemporâneo. Logo, sócalos e rosetas podem ficar bem estranhos.
      Abs,

      Excluir
  31. Oi, gostaria de saber se posso utilizar o rodapé e alisar de um determinado tamanho na parte externa do quarto (corredor) e outro tamanho na parte interna do mesmo quarto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é que sejam iguais. Mas como são ambientes diferentes e se forem da mesma cor, dentro dos quartos e fora a diferença não fica tão evidente. Abs,

      Excluir
  32. Oi Felipe, se os rodapés/alisares têm o mesmo padrão/cor você pode utilizar. Mas é importante que a diferença de tamanho não seja tão grande. Abs

    ResponderExcluir
  33. Oi Verônica! Queria saber se posso usar rodapés brancos com portas + alisares em madeira clara (padrão mogno). O piso é de porcelanato na cor crema, paredes creme e teto branco. Fica estranho ou a combinação está ok?

    ResponderExcluir
  34. Olá Verônica!Gostaria de saber se posso colocar alizares de tamanho maior na lateral de uma porta e na parte superior menor, pois ao lado desta porta tem uma janela com alizares de 5cm. Devo acompanhar a altura da janela que fica paralela a porta ou posso colocar o mesmo tamanho do alizar ao redor da porta, mesmo que fique na altura desproporcional com relação ao alizar da janela, por ser menor? A última foto de uma porta em seu blog expõe o que eu irei fazer,alizares maiores na lateral e menor na parte superior, foto site Natur.São alizares de madeira angelim envernizados e rodapés brancos de 15cm, a largura dos alizares da porta ainda vão ser definidas.Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Solaine, repare que no exemplo da foto que você citou a gente tem a impressão de que a porta está achatada. A gente "sente" a desproporção de uma escolha como essa. E no seu caso que os rodapés e os alisares ainda são de cores diferentes será mais evidente. Eu optaria por colocar o alizar todo igual, as partes laterais e superior também, mesmo que passasse da altura da janela paralela, desde que TUDO fosse branco como o rodapé.
      Se você quiser manter a proposta anterior, como alizares cor de madeira deixe tudo com 5cm, mas sem dúvida a primeira opção é mais adequada para seu projeto, pois com o alizar branco também vai chamar bem menos atenção (e ai, é claro, a porta também teria que ser branca)>
      Abraço, espero ter ajudado

      Excluir
  35. Olá Verônica, obrigada pela atenção, mas acho que o meu caso está complicado, é que quero trocar a porta existente por pivotante, acontece que o vão é de 1,40, pois é uma porta de 0,80 com vitrais fixos nas laterais, para não ter que tirar o caixonete iria colocar outro somente na lateral, aumentado assim os alisares, e o problema é que tenho várias janelas paralelas a esta porta tudo de angelim. Não sei o que fazer, não queria fazer quebraria na alvenaria. Abraços e muito obrigada novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solaine, não entendi direito. Você pode mandar um e-mail para dicasa9va@gmail.com com a foto da sua porta e suas questões, ok?

      Excluir
  36. Olá boa tarde! No meu apartamento as portas e as guarnições são de madeira na cor madeira mesmo e o piso porcelanato areia bem claro, posso utilizar o rodapé branco ou devo utilizar o porcelanato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, pode usar branco sem medo. Fica ótimo. De 15cm de altura é um charme.

      Excluir
    2. Oi Rodrigo, pode usar branco sem medo. Fica ótimo. De 15cm de altura é um charme.

      Excluir
  37. Olá Veronica!! Boa noite!!
    Vc poderia me ajudar com uma dúvida?
    Lá em casa é tábua corrida de madeira com os rodapés tb em madeira e as portas brancas. Eu gostaria de pintar os alizares de branco e assim ficando diferente dos rodapés. Ficaria bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, na verdade você quer deixar os alizares da mesma cor das portas que já são brancas, não é isso? Se for, você está certíssima. Em quase 100% dos casos fica sempre mais harmônico e esteticamente melhor que a cor dos alizares acompanhe a cor da porta e não do rodapé. Abraço,

      Excluir
  38. Veronica,

    Meu apto tem 45m², com o pé direito de 2,50m, posso colocar um rodape santa luzia de 15cm?
    Qual o tamanho da guarnição que devo utlizar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, pode usar o rodapé de 15cm perfeitamente. A guarnição pode ter 7 ou 8cm. Como o apartamento é pequeno não fica proporcional alizares muito largos. Abs,

      Excluir
  39. Olá boa tarde! No meu apartamento as portas e as guarnições são de madeira na cor madeira mesmo e no piso pretendo por laminado ou piso vinílico. As paredes serão pintadas na cor Palha. Posso utilizar o rodapé branco ou para isso as portas e guarnições teriam que ser pintadas de branco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel, a sua dúvida é a mesma de vários internautas que passaram por aqui. O ideal seria o rodapé acompanhar o alizar e a porta, mas como profissional eu já utilizei rodapés brancos em pisos vinílicos e com portas na cor madeira e ficou bom sim. Aliás, ficou melhor do que com o rodapé escuro da cor das portas. Logo, pode comprar o rodapé branco, de linha reta. Abraço

      Excluir
  40. Olá!!Boa tarde!Estou muito na dúvida quanto ao rodapé...
    No meu apartamento vou colocar vinílico e queria muito o rodapé Santa Luzia, porem minha porta e meu alizar são de madeira, cor de madeira mesmo.
    Tenho dúvida se vai ficar bom, tendo em vista que o rodapé é mais reto e o alizar mais abaulado e ainda tem o problema da cor!Outra dúvida, o Santa Luzia TEM QUE PINTAR?ou ele já vem pronto pra uso?Obrigada!Parabéns pelas dicas do blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora! Sua dúvida é a mesma de muitos que passaram por aqui. Pode sim usar um piso vinílico, com rodapé branco e portas e alizares na cor madeiras. O perfeito seria se fossem brancos também, mas não fica ruim a composição com madeira.
      Sobre o rodapé Santa Luzia pode-se utilizá-lo sem pintar. Mas ele risca mais fácil.
      Abs!

      Excluir
  41. meu apartamento e duplex . o pedreiro colocou rodape de 15 cm na parte de cima e na escada . na parte de baixo ele colocou rodape de 7 cm . voce acha que devo deixa ou tira .obrigada abs

    ResponderExcluir
  42. Olá Veronica! Obrigada por me ajudar.só que tem um problema não tem mais piso pra padroniza com 15 cm .to louca não sei o que fazê .obrigada Abraço!

    ResponderExcluir
  43. Ola Verônica! Amei seu blog. Estou reformando meu ap e comprei rodapé de 10x1,5. A guarnição pode ser de 7x1,5?

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  45. Oi Verônica

    O alizar das minhas portas é 10cm x 12mm e o rodapé que quero comprar é de 20cm, porém a largura é de 15mm. O que posso fazer neste caso? Será que uso devo cortas os pés do alizar que existe hoje para instalar um sócalo? O que você me sugere?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danieli, é uma boa ideia colocar um sócalo de 15mm. Veja se vai coordenar com o estilo escolhido. Abraço e obrigada pela visita.

      Excluir
  46. Pessoal,

    Meu rodapé é de 15cm com friso. Vou colocar o alisar de 10cm na porta de entrada, acompanhado de socolos e rosetas. Neste caso eu posso utilizar o alisar liso ou tem que ser com friso igual ao rodapé.

    Obrigado,

    ResponderExcluir
  47. Olá Verônica,

    Tenho um apartamento com alguns anos e vou mudar as portas e guarnições.
    As portas e guarnições atuais são em mogno, assim como o rodapé.
    No entanto, acho a cor das portas escuras e queria tornar a casa mais clara colocando portas e guarnições mais claras (por exemplo de faia). Tenho duvida se fica bem as portas e guarnições terem uma cor diferente do rodapé. Qual a sua opinião.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guida, o recomendável é que sejam iguais. Porém, cada caso é um caso, para mim. Você está fazendo uma ótima opção em trocar a cor das portas a fim de clarear o ambiente. Eu optaria em portas brancas e alisares. Se for possível trocar o rodapé, não pense duas vezes. Abraço.

      Excluir
  48. Oi Verônica,
    Gostaria de contar com sua ajuda, meu ap tem pé direito de 2,50 e possui portas, guarnições e alisares de 5cm em madeira (cor ipê com verniz), pretendo colocar rodapés santa luzia, que tamanho vc sugere? eles tem que acompanhar a cor das portas e guarnições ou podem ser brancos?

    Grato,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os rodapés podem ser brancos Santa Luzia, sim. Já que serão diferentes das portas e alizares eu optaria por um de 15cm com friso. Abraço

      Excluir
  49. Oi Verônica,

    Meu apartamento possui pé direito de 2,50m, com portas e guarnições madeira ( ipê) com verniz e alisares de 5cm, pretendo colocar rodapés de poliestireno, vc sugere que sejam da mesma cor ou posso colocar branco? e o tamanho ideal seria de 7 ou 10cm?

    ResponderExcluir
  50. Nossa Excelentes Dicas
    Parabéns
    www.cortlux.com

    ResponderExcluir
  51. Oi Verônica. Minha casa a porta e pivô tante 2de largura por 2,20 de altura o alisar vai ser de 10cm e em cima de 20 cm, as janelas iguais. Daí pensei por dentro colocar o alisar com 8 cm e o rodapé de porcelana to com 10cm. E seguir esse padrão para as portas de dentro. e a porta do lado a parte de fora alisar de fora 10 cm e dentro 8 cm Pode?

    ResponderExcluir
  52. Oi Veronica tenho uma duvida, minha casa é de porcelanato na sala de estar, jantar e cozinha e coloquei rodape cor de madeira proximo cor tabaco que é o mesmo das portas e batentes, porem na expansao da casa, os quartos vou colocar pisos laminados durafloor numa cor bem mais clara e o rodape segue a mesma linha.
    Estou com uma grande duvida sobre essa mudança de rodape na casa, posso usar dois tipos de rodape, nao encontro nenhuma imagem que me mostre emenda de rodape.
    Se puder me ajudar agradeço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graciella, não sei se minha resposta a sua pergunta chegará a tempo, mas veja bem, não tem problema você usar dois tipos de rodapé se um deles estará dentro de um ambiente fechado, como o quarto, por exemplo (embora a tendência é que se repita o padrão na casa toda). Problema seria se o rodapé claro se encontrasse com o escuro num hall, por exemplo. Ai seria pecado mortal. Espero que você tenha entendido.
      Abraço e boa sorte!

      Excluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Olá, Verônica!!!
    Bem bacana o seu blog, vc é mto gentil em se dispor em ajudar..
    Preciso mto da sua ajuda tb, p eu decidir..
    Estou construindo minha casa, estou c uma grande dúvida na escolha do acabamento das portas internas..
    O piso da minha casa será o laminado da eucafloor, Carvalho Córdoba!
    A minha porta de entrada será pivotante Madeira 2,40x1,00..as internas serão 2,10x0,80.
    Penso em colocar o alisar reto de10cm e o superior a porta de 15cm ou 20cm, tb estou na dúvida, o vc acha?
    O rodapé colocarei branco, ou de 12cm ou de 15cm, tb estou na dúvida, Pq às vezes acho q o de 15cm mto alto?!
    E agora as portas; penso em laquear de branco neve os marcos e alisares das portas internas e deixar apenas a porta no tom de Madeira combinando c o piso laminado..o q vc me aconselha diante dessas dúvidas??? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantas questões, hein Andreza.
      Vamos lá. Eu optaria por alizar todo de 10cm ao redor da porta pivotante. Os rodapés seriam de 15cm com friso. Os alizares das demais portas podem ser de 7cm.
      Sobre a cor das portas pode mantê-las na cor Madeira e o restante branco, mas eu preferiria todas brancas como os rodapés. A casa fica mais iluminada.
      Boa sorte! Abs

      Excluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. Sim! A dúvida é grande..rsrs
    Mas eu entendi e vc me ajudou a "esclarecer" mto!!!
    Obrigada pela ajuda..
    Abç

    ResponderExcluir
  57. Oi Verônica. td bem? Parabéns pelo blog, muito útil e várias dicas legais.

    Estou com uma dúvida, que talvez outras pessoas já tenham tido, mas não achei.

    Estou reformando o ap. Portas em madeira, com alisares de 7cm. Rodapés Santa Luzia de 7 ou 9cm, brancos.

    Madeira e branco: fica bom? Parei pra pensar e tentar visualizar e deu um choque/conflito. Rsrs

    Obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, o ideal seriam que as portas fossem brancas também. O conjunto fica mais bonito. Mas é possível sim deixar as portas na cor amadeirada e os rodapés brancos, desde que o piso "combine". Abs

      Excluir
    2. Obrigado. O piso é um porcelanato Bianco, da Elizabeth.
      Obrigado pelas dicas.
      Talvez opte por rodapés em maneira tb

      Excluir
    3. Com esse porcelanato vai ficar ótimo! Pode seguir em frente, sem medo!

      Excluir
    4. Seguir em frente com a combinação portas+alisares em madeira e rodapé branco, certo?

      Muito obrigado

      Excluir
    5. Olá. Td bem?

      Só pra dar um retorno quanto a minha dúvida.

      Acabei optando por um rodapé de 10cm da Santa Luzia. E, em virtude da espessura dele ser de 1.6cm, tive que trocar os alisares para um modelo quina viva com 2.0cm de espessura (não ia ficar legal o alisar mais fino que o rodapé e ainda naquele padrão meio boleado - contraste estranho de tamanhos e formas)

      Dessa forma que fiz, ficou BEM legal. Em breve, tentarei postar uma foto só para contribuir com teu blog.

      Abraço!

      Excluir
    6. Bacana João!!! Posta sim!! Abraço.

      Excluir
  58. Bom dia,

    Adorei seu blog como vc responde seus leitores, vou aproveitar para tirar umas dúvidas.
    Sou extremamente ignorante qdo falo de obra e, estou reformando minha casa onde penso em colocar o chão da sala e do quarto de cimento queimado e gostaria do rodapé de 15cm e do alisar de 10, porém a minha porta da sala é de aluminio. Qual o material que devo usar no rodapé e no alisar?

    ResponderExcluir
  59. Puxa, de alumínio, Marcela? Teria que ver o modelo. Infelizmente não posso opinar nesse assunto sem ver. Abraço

    ResponderExcluir
  60. Olá estou trocando o piso da minha casa por porcelanato polido branco e gostaria de por o rodapé branco, porém as janela portas e forro da casa toda é em madeira envernizada, como faço para combinar? Posso deixar todas as guarnições das portas e janelas branco ou deixo em madeira mesmo? Eu vi exemplos das portas de madeiras ficarem na cor de madeira mesmo e as gurniçoes brancas, porém nada referente as janelas... me ajude! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Troque apenas o rodapé deixando-o branco pq ele comporia com o piso. Quanto às janelas e portas eu deixaria como está. Abs

      Excluir
  61. Olá Veronica,
    Muito bom o seu blog - parabéns
    Peço a seguinte orientação.
    Piso da sala e quartos do meu apto. é todo de madeira corrida, cor ipê (aquele escuro, é antigo, porém está em perfeito estado e tenho muita pena em pensar em trocar), portas e guarnições tudo na em mogno.
    Bem, gostaria de clarear o ambiente, apesar das paredes serem bem claras, acho meio triste...
    Penso em trocar as portas, mas são muitas (14), então fica a dúvida...
    Ficaria bom trocar os rodapés (colocar o branco) e pintar somente os batentes e guarnições e manter as portas e piso na madeira escura ?
    Desde já, muito obrigada.
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia, ainda que sejam muitas portas a sua melhor opção para clarear o ambiente sem mexer no piso (deve ser lindo) seria deixá-las brancas, com guarnições brancas. Não haveria obrigatoriedade de trocar os rodapés. Se o tom compõe com o piso eles podem ser mantidos. Coragem! Você vai obter a claridade que deseja. Abs

      Excluir
  62. As portas internas do apt serão todas brancas, assim como os alisares de 7 cm é os rodapés de 10 cm. Ocorre que a porta do corredor do meu andar do edifício, isto é a porta de entrada do apartamento, teria de ser mogno, para não fugir o padrão das portas dos outros apt do corredor. Posso fazer assim, ou compro uma porta também branca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um bom profissional que consiga pintar a parte interna da porta de entrada do apto na cor branca, já que você não pode deixar de cumprir o padrão do edifício.

      Excluir
  63. Minhas portas são cor de madeira mogno com verniz , as paredes são um pouco escura (mergulho sereno da coral) e quero colocar um laminado cinza bem clarinho. Que cor deve ser as guarnições e os rodapés? Estava pensando nas guarnições mogno verniz como nas portas e os rodapés brancos , será que é o mais indicado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se você ainda tem a opção de escolher a cor das portas e guarnições opte por branco, juntamente com os rodapés. Fica excelente, ainda mais com a cor das paredes mais puxadas para o cinza/azul, como é a sua situação. Caso não haja mais essa opção fica bom o rodapé branco com as portas/alizares em madeira. Prefiro assim do que os rodapés escuros. Escurecem a casa.
      Abs

      Excluir
  64. Olá Verônica,

    Amei seu blog e está me ajudando bastante na reforma do meu primeiro apartamento.
    Mas ainda estou na dúvida sobre o rodapé, meu apartamento tem 45 m2 e eu pintei as paredes de da cor Familiar beige" da sherwin Williams e vou colocar o porcelanato líquido na cor "Praia de Ipanema " da Suvinil, e as guarnições e portas no meu apartamento são morrom já colocado pela construtora.

    Minha dúvida é se eu posso colocar rodapé EVA na cor branca ou colocar o rodapé na cor das guarnições e portas??? Eu queria muito o rodapé branco, mas estou com medo de compra o rodapé branco e não ficar legal.
    Me ajudar, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode colocar o rodapé branco sem medo, mesmo que as portas e guarnições sejam de madeira mais escura.
      Vá em frente! Vai ficar bacana.

      Excluir
  65. Ótimas dicas no blog.
    Tira uma dúvida, por favor.
    Posso instalar o alisar dos dois lados de uma porta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada.
      Você diz do lado de dentro e do lado de fora? Sem dúvida. Pode sim.

      Excluir
  66. na minha porta de entrada da casa coloquei um revestimento na parede toda e nao tem rodape na garagem, a porta é de 80 cm madeira clara, posso colocar alisar de 10 cm? ou o de 7cm mesmo? lembrando que do lado de dentro da casa tem rodape em granito preto de 10 cm.

    ResponderExcluir